top of page

Linhaça: A semente de ouro

  • Dra. Renata Bolzan
  • 29 de ago. de 2017
  • 3 min de leitura

A linhaça (Linum usitatissimum) pertence à família Linaceae, sendo utilizada no consumo humano desde 9.000 a 8.000 a.C no Irã. As sementes de linhaça apresentam duas variedades - marrom e dourada. A cor das sementes é determinada pela quantidade de pigmentos presentes na casca, alterando o uso final da linhaça.

A semente de linhaça apresenta de 28 a 33,5% de fibra alimentar, de 32,2 a 41% de lipídeos e de 14,1 a 21% de proteína. Sua composição lipídica possui baixa concentração de ácidos graxos saturados (9%), uma quantidade moderada de ácidos graxos monoinsaturados (18%) e um grande teor de ácidos graxos poliinsaturados (73%), em evidência o ácido alfa-linolênico. A linhaça também é rica em fenólicos, em especial os conhecidos como lignana, que são fitoestrógenos. As lignanas (diglicosídeos secoisolariciresinol - SDG, forma predominante e considerada fitoestrógeno), podem ajudar a evitar reações inflamatórias através do bloqueio da liberação do fator de ativação da plaqueta que é um fosfolipídeo que controla a inflamação.

A linhaça tem sido correlacionada com a diminuição do risco de doença cardiovascular, hiperlipidemias e câncer. Além disso, apresenta atividade antiviral e bactericida, efeito laxante e de prevenção dos sintomas de menopausa e osteoporose.

Outros dois constituintes da linhaça que apresentam destaque são o enterodiol e a enterolactona, que podem ajudar a prevenir os cânceres, particularmente os relacionados à hormônios como o câncer de mama, endométrio e próstata.

As sementes de linhaça possuem vários efeitos biológicos que as tornam úteis na prevenção e tratamento de doenças como diabetes tipo 2, doenças do fígado, pressão alta, artrite reumatoide e embolias.

Outra maneira de consumir a linhaça é através do óleo, geralmente, prensado à frio (ou bruto) tem coloração amarelo-dourado, marrom ou âmbar. O óleo de linhaça, derivado da semente de linho é a fonte mais rica de ALA, um ácido graxo Ômega 3, que pode ser convertido no organismo em EPA e DHA. O ALA, que pertence e dá origem ao ômega 3, permite a formação de dois importantes ácidos graxos de cadeia longa: o ácido eicosapentaenóico (EPA) e o ácido docosahexaenóico (DHA). O EPA relaciona-se principalmente com a proteção da saúde cardiovascular, e o DHA é considerado fundamental para o desenvolvimento do cérebro e sistema visual, associado à saúde materno infantil 3.


Outros Benefícios do consumo de linhaça


* Rejuvenescimento e vitalidade física - Um dos mais notáveis indicativos de melhora devido ao consumo de linhaça é o incremento progressivo na vitalidade e na energia. A linhaça aumenta o coeficiente metabólico e a eficácia na produção de energia celular. Os músculos se recuperam da fadiga do exercício.


* Perda de peso - O ômega 3 ajuda a manter seu metabolismo equilibrado e trará energia para o dia todo. Além disso, essas sementes são ricas em vitaminas do complexo B, potássio, magnésio e zinco, todos componentes essenciais para a perda de peso. Ajuda a controlar a obesidade e a sensação desnecessária de apetite, por conter grandes quantidades de fibra dietética, tem cinco vezes mais fibra que a aveia. Se você deseja baixar de peso, tome uma colher a mais pelas tardes.


* Auxílio no combate a amenia - Por manter o sistema imunológico em bom funcionamento e suprir a necessidade de vários tipos de nutrientes, a linhaça ajuda no tratamento da anemia.


* Bom funcionamento digestivo - Por ser rica em fibras, a linhaça contribui para a boa digestão e para o funcionamento do intestino. Também ajuda na absorção de nutrientes. Além disso, contribui para prevenção do câncer de cólon, prisão de ventre e acidez estomacal. Lubrifica e regenera a flora intestinal e promove a expulsão de gases gástricos. É considerado um laxante por excelência, previne os divertículos nas paredes do intestino e elimina toxinas e contaminadores.


* Bom funcionamento do sistema nervoso - Os nutrientes da linhaça são produtores de neurotransmissores, que promovem a sensação de bem-estar. Alguns estudos relatam a melhora na condição de pessoas idosas relacionadas aos problemas de conduta (esquizofrenia).


* Diminuição da retenção de líquidos - Consumir linhaça com frequência ajuda os rins a eliminar o sódio e a água.


* melhoria da pele e cabelos - As vitaminas do complexo B e as gorduras saudáveis da linhaça ajudam a combater a acne, o ressecamento e a descamação da pele; possui vitamina E que fortalece a raiz do cabelo e o couro cabeludo e os ácidos graxos e o ômega 3 deixam os folículos pilosos muito mais fortes e saudáveis. Também poderá usar o gel da linhaça nos cabelos cacheados e crespos.



Comments


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Siga Dra. Renata Bolzan :

  • Facebook Clean Grey
  • Instagram Clean Grey

Tel : 041-99949-1958

© 2023 por O Plano. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page