O poder das "berries" - Pequenas frutas (Parte III)
- Dra. Renata Bolzan
- 16 de ago. de 2017
- 2 min de leitura
Cranberry

A cranberry (Vaccinium macrocarpon) é uma fruta vermelha nativa dos Estados Unidos e Canadá que tem despertado interesse de pesquisadores do mundo todo por suas propriedades benéficas à saúde humana. Relatos já identificam que a pequena fruta é eficiente na inibição da proliferação de células cancerígenas, infecções no trato urinário causados por Escherichia coli e úlceras gástricas, pépticas e duodenais causadas pelo Helicobacter pylori e ainda reduções do risco de doenças cardiovasculares.
A cranberry é fonte de energia, proteína e hidratos de carbono. Em termos de minerais é rica em cálcio, magnésio, ferro, fósforo, sódio, potássio e zinco. Ela contém vitaminas como tiamina (B1), riboflavina (B2), niacina (B3) e piridoxina (B6), vitamina E, K (filoquinona), vitamina C e ácido salicílico, o que lhe confere a eficiência de um fruto antioxidante.
Devido a essas propriedades antioxidantes, a cranberry diminui o risco de aterosclerose, uma doença que causa o estreitamento das artérias pela presença de gordura, cálcio e/ou colesterol, evitando desta forma resultados fatais como ataques cardíacos e derrames.
O consumo desta fruta vermelha auxilia também na perda de peso. Por ser um excelente antioxidante, aumentando o metabolismo e melhorando os processos digestivos.
Groselha (Gooseberry)

A groselha é um fruto ainda pouco consumido in natura no Brasil, sendo mais facilmente encontrada em xaropes, cápsulas, refrescos e geleias.
Existem duas variedades de groselha consumidas comercialmente no mundo, a groselha vermelha (Ribes rubrum) que são ácidas e a groselha negra (Ribres nigrum), aromáticas.
A groselha vermelha é originária do Tibete, mas também é cultivada em muitos países europeus a centenas de anos.
É uma fonte de vitaminas A e C, potássio, fibras e flavonoides, tendo a vitamina A benefícios para a visão, osso e manutenção dos tecidos corporais. Sendo rica em vitamina C e compostos fenólicos, confere a fruta poder antioxidante, combatendo o envelhecimento precoce, e alguns tipos de canceres. A presença de potássio ajuda na elasticidade dos vasos sanguíneos, no controle da pressão arterial e batimentos cardíacos. A fibra, auxilia no descongestionamento do aparelho digestivo, auxiliando o trato intestinal e contribuindo na prevenção do colesterol e doenças cardiovasculares. Os flavonoides atuam como protetor cardíaco, analgésico, antialérgico e de doenças cardiovasculares.
A polpa da groselha vermelha pode ser usada na cura de queimaduras, cortes, traumatismos e ainda como máscara facial e tonificante para a pele.
Outro benefício do consumo da groselha vermelha que vem sendo estudado é a prevenção da redução dos processos de pensamentos, a chamada demência, pois a presença de determinados antioxidantes se comportam como protetores do cérebro, reduzindo o risco de doenças como Alzheimer.

A groselha negra, também conhecida como cassis ou black currant, é um arbusto originário do norte da Europa.
Encontrada principalmente na forma de óleo em farmácias de manipulação, esta pequena fruta é dotada de importantes princípios bioativos e substâncias como vitaminas A e C e muito potássio.
Os estudos sobre os benefícios da groselha negra até o momento apresentam resultados como o combate a hipertensão, diabetes e alguns vírus. Possui grande ação antioxidante e anti-inflamatória, combate a aterosclerose, trata infecções do trato urinário, apresenta benefícios para a pele e visão favorecidos pelo combate ao envelhecimento precoce e reduz a celulite, por se tratar de um agente anti-inflamatório.
Comments