O poder das "Berries" - Pequenas frutas (Parte II)
- Dra. Renata Bolzan
- 15 de ago. de 2017
- 3 min de leitura
Amora-preta - Blackberry

Originária da Ásia, Europa e das Américas, o fruta da família das Rosaceae, gênero Rubus, é um fruto tipo agregado, globoso, cheio, carnoso, de sabor acidulado e coloração preta quando maduro e vermelho quando verde.
Todas as amoreiras são medicinais e cada parte da planta é usada de formas diferentes. Mas nosso foco são os frutos, que contém vitamina A, B1, B2, B3 e C e minerais como cálcio, potássio, ferro, magnésio e fósforo.
A amora tem ganho destaque devido seu poder antioxidante, e entre os principais constituintes promotores da antioxidação são as vitaminas A e E que combatem radicais livres derivados do oxigênio. O potencial desses antioxidantes em combater radicais livres, faz da amora um fruto potencial no controle do câncer, doenças neurológicas, inflamações e infecções bacterianas. Existem estudos que mostram que o consumo de extrato de amora-preta pode prevenir e combater câncer de útero, mama, próstata, cólon e pulmão.
A presença de ácido elágico na constituição da amora-preta reforça ainda mais o potencial anticancerígeno, e auxilia no combate a osteoporose, devido a elevada concentração de cálcio.
A amora é fonte de resveratrol, um antioxidante flavonoide importante na regulação da constrição das veias sanguíneas. O resveratrol reduz a ação do hormônio angiotensina, responsável pela elevação da pressão sanguínea e potencializa a produção de óxido nitroso, um hormônio que induz a vasodilatação. Além disso, a presença de potássio, manganês e magnésio auxilia também no bom funcionamento da circulação sanguínea, sendo um grande aliado na prevenção de enfartes e acidentes vasculares.
Morango - Strawberry

O morango já caiu no gosto popular a muitos e muitos anos e tem grande aceitação de consumo tanto in natura, quanto no uso culinário, geleias, sorvetes, doces, entre outros.
O que você talvez ainda não saiba, é que assim como as demais berries, o morango também tem inúmeras propriedades nutracêuticas e que é rico em vitamina C, A, B5 e B6 e minerais como o cálcio, potássio, ferro, selênio e manganês, além de diversos flavonoides.
Por ser um fruto rico em vitamina C, ajuda na cicatrização dos ferimentos, fortalece a parede dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação e aumenta a absorção do ferro, combatendo a anemia. O morango também tem o potencial de reduzir os níveis do mau colesterol. A presença de grande quantidade de vitamina C ajuda na melhoria da pele, pois sua presença é essencial para produção de colágeno, prevenindo rugas.
A presença da vitamina C ajuda na prevenção a catarata, que pode levar à cegueira na velhice e também protege os olhos contra efeitos a exposição diária aos raios solares, reforçando as córneas e a retina.
Outro importante benefício do consumo de morangos é seu potencial antioxidante, devido a presença de antocianinas e o ácido elágico, que conferem combate ao envelhecimento precoce da pele, ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e cânceres e ajuda no combate a inflamações, aumentando a imunidade.
O fruto ainda é rico em fibras, o que pode prevenir problemas de diverticulite e constipação, que afeta grande parte da população com mais de 60 anos. Além disso, as fibras podem ajudar no combate a diabetes tipo 2, atrasando a absorção de açúcar, auxiliando até mesmo na perda de peso devido ao equilíbrio de glicose no sangue.
Goji berry

A goji berry a partir do ano 2008 passou a fazer parte do lista das "superfrutas", como um dos 10 alimentos de maior valor de conteúdo nutricional e seus efeitos de ORAC (capacidade de absorbância de radicais de oxigênio) proveitosamente utilizado como preventivo de diversas doenças.
A goji berry (Lycium barbarum) é uma planta da família das solanaceas do nordeste da China e regiões do Himalaia, posicionada a centenas de anos no topo da tabela das 8.000 ervas e alimentos curativos chineses. A goji berry é um fruto com grande potencial antioxidante devido à presença de flavonoides, além de ser fonte de um análogo do ácido ascórbico denominado ácido ascórbico 2-O-β-D-Glucopiranosílico ou AA2βG, bem como fonte natural de zeaxantina.
Em estudos realizados em 2011 foram demonstrados que a presença da zeaxantina pode retardar a degeneração macular associada ao envelhecimento causado pela hipopigmentação da mácula.

A Goji berry apresenta um complexo proteico de polissacarídeos isolados, constituído de betaglucanas que são amplamente conhecidas como modificadores da resposta imunológica contra processos infecciosos e doenças.
Além dos benefícios já citados, o consumo desta fruta vermelha, rica em vitamina B6, aumenta a produção de serotonina, o hormônio do bom humor.
Comments