Óleo de coco: Fonte de gordura saudável
- Dra. Renata Bolzan
- 18 de jan. de 2018
- 3 min de leitura

Que o óleo de coco é super recomendado, isso todo mundo já ouviu, mas o que ele tem de tão importante na sua composição que pode fazer a diferença na sua saúde?
O coco e o óleo de coco (Coco nucifera) são importantes fontes naturais de gordura saturada, especialmente de ácido láurico (C12:O). Em respeito à dislipidemia (distúrbio nos níveis de lipídios e/ou lipoproteínas no sangue), sabe-se que gorduras sólidas saturadas ricas em ácido láurico resultam em perfil lipídico mais favorável do que gordura sólida rica em ácidos graxos trans.
Pesquisa realizada no Brasil, em ensaio clínico, demonstraram a redução da relação LDL:HDL (colesterol), aumento do HDL e redução da circunferência abdominal no grupo que utilizou óleo de coco.
Mas o que diferencia o óleo de coco das demais gorduras saturadas? O fato de possuir maior quantidade de AGCM (ácidos graxos de cadeia média), faz com que tenha um comportamento metabólico distinto em virtude de suas características estruturais. Os AGCM são rapidamente absorvidos no intestino, mesmo sem sofrer ação da enzima lipase pancreática (aquela que quebra as moléculas de gordura). Os ácidos graxos de cadeias longas (AGCL), por outro lado, necessitam de lipase pancreática para a absorção e são transportados pela linfa para a circulação sistêmica na forma de quilomícrons (grandes partículas produzidas pelas células intestinais, compostas de cerca de 85 a 95% de triglicerídeos de origem da dieta (exógeno), pequena quantidade de colesterol livre e fosfolipídios e 1 a 2% de proteínas. Por sua proporção lipídio/proteína), para depois atingir o fígado, onde eles passam por beta-oxidação, biossíntese de colesterol, ou são resintetizados como triglicérideos. Já os AGCM são transportados pela veia porta para o fígado, gerando energia. Os AGCM não participam do ciclo do colesterol e não são estocados em depósitos de gordura.

De posse destas informações, podemos afirmar que o óleo de coco pode ser utilizado em substituição a outros tipos de gorduras no preparo de alimentos, como fonte segura e benéfica ao consumo.
Para cozinhar o óleo de coco pode ser usado de diversas formas como no refogado, no arroz, para frituras, para grelhar carnes ou mesmo na confecção de bolos e tortas. Para isso, apenas basta substituir a gordura que usa habitualmente, por óleo de coco nas mesmas quantidades. Assim, se usar habitualmente 2 colheres de azeite basta substituir por 2 colheres de óleo de coco para usufruir dos seus benefícios, que são maiores quando o óleo de coco extra virgem.
Entendemos desta maneira, que o óleo de coco é super saudável e de fácil utilização na culinária, porém, seu valor de mercado é relativamente alto. Para ajudar, vou te dar uma DICA de como preparar o seu próprio óleo de coco em casa:
Ingredientes:
3 copos de água de coco
2 coco de casca marrom cortados em cubinhos
Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Em seguida, coe a mistura e coloque a parte líquida em uma garrafa, em ambiente protegido da luz (escuro) por 48 horas.
Após este período deixe a garrafa em ambiente fresco, sem luz ou sol, a uma temperatura fresca (aproximadamente 25 ºC) por mais 6 horas.
Pronto!!!! Seu óleo de coco está pronto para o consumo.

O óleo de coco tem outro grande benefício para quem está querendo perder peso. E tem como consumir gordura e perder peso?
Em estudos realizados com humanos, os pesquisadores observaram que o uso de óleo de coco virgem, por ter alto teor de AGCM, parece ser benéfico para redução de gordura abdominal, em especial nos homens, com ou sem alteração do perfil lipídico. Os autores verificaram nos estudos a redução da circunferência abdominal e concluem que o comprimento da cadeia de ácidos graxos tenha efeito sobre o apetite ou ingestão alimentar, reduzindo a compulsão.
Outros Benefícios que você leva de brinde ao consumir o óleo de coco é a Melhoria da Imunidade: Os AGCM ao entrarem em contato com o estômago, transformam-se em MONOLAURINA, substância essa com potencial antibiótico, antifúngico e antiviral, agindo diretamente no aumento da imunidade. Outro fator que está relacionado ao aumento da imunidade, diz respeito a sua composição nutricional, com a presença de vitaminas A, D, E e K que controlam o colesterol (relação HDL:LDL) causando efeito anti-inflamatório e antibiótico.
Ao consumir o óleo de coco, antes de atividades físicas proporciona maior disposição para treinos, pois é uma fonte de energia, acelera o metabolismo, promovendo sensação de saciedade, inibindo a fome.
Comentários