top of page

Cardamomo e seus benefícios à saúde

  • Dra. Renata Bolzan
  • 3 de jan. de 2018
  • 2 min de leitura

O cardamomo tem sido comumente utilizado na gastronomia moderna. Mas quem é este condimento e quais os seus benefícios?

O cardamomo (Elettaria cardamomum) é uma espécie pertencente à família Zingeberaceae, como a do gengibre, e é comumente cultivada em países como Índia, Guatemala, Tanzânia, Papua Guiné, Costa Rica, Sri Lanka, El Salvador, Vietnã, Laos e Camboja.

A planta é valorizada pelo fruto seco, juntamente com as sementes, que contém óleos essenciais, esteróis, ácidos fenólicos e lipídios. Entre os constituintes do óleo essencial do cardamomo encontramos: α-pineno, sabineno, 1,8-cineol, 4-terpineol, α-terpineol, cineol, limoneno, cabineno e o pineno, além de α-terpenyl, acetato e linalool.

O óleo essencial do cardamomo tem atividade microbiana, anti-inflamatória, analgésico e antispasmódico.

Na Índia, o cardamomo é largamente usado para tratar infecções nas gengivas e nos dentes, na prevenção de doenças da garganta, congestão pulmonar, tuberculose pulmonar, inflamação das pálpebras e problemas digestivos. É também referido como antídoto para veneno de algumas cobras e escorpiões.

Na gastronomia é usado principalmente como um agente aromatizante na preparação de doces, produtos de panificação, conservas de fruta, arroz e carnes.

O óleo de cardamomo também é utilizado nas indústrias de perfumaria, bebidas e farmacêutica, como um sabor e carminativa (função de alívio de gases intestinais).

Benefícios à saúde


  • O cardamomo contém carboidratos e fibras alimentares, gorduras e minerais como o sódio, potássio, ferro, cálcio e magnésio e vitaminas A, B e C.

  • Entre os efeitos já citados, também apresenta efeito diurético, expectorante, laxante, antisséptico e descongestionante.

  • Em se tratando de higiene bucal, o cardamomo pode ajudar contra a halitose. Ela Podem ser mastigada para inibir mau odor. Além disso, o Cardamomo pode ajudar a prevenir dor de dente e o óleo de Cardamomo podem ser útil para manter as gengivas e dentes saudáveis. Pois, o Cardamomo tem propriedades anti-bacterianas, ajudando assim a resistir ao aparecimento de ataques microbianos.

  • O Cardamomo é um alimento anti-cancerígenos. Isso ajuda a restringir o metabolismo de células do câncer no corpo. O Cardamomo é rico em fitoquímicos nomeadamente IC3 (indol-3-carbinol) e DIM (diindolylmethane) que podem ser eficaz contra o Câncer de Mama, da próstata e do ovário. Além disso, Pesquisadores descobriram que ele podem ajudar no aumento da glutationa que é um antioxidante no organismo.

O Chá de cardamomo é utilizado há séculos na medicina chinesa, indiana e coreana no tratamento de diversas doenças, mas principalmente para o alívio de desconfortos no tubo digestivo, como gases e dilatação do estômago.

O óleo extraído da planta aquece levemente e serve como um excelente analgésico, ajudando a aliviar dores como cólicas e gases. Ele também pode ser usado para suavizar sensações de enjoo ou de má digestão.Essa ação quente também é considerada um leve antisséptico, sendo um ótima forma de aliviar e tratar problemas na garganta, doenças respiratórias como asma e bronquite e até mesmo aliviar dores no peito.

Para o Preparo: Ferva a água em uma chaleira, desligue o fogo e depois acrescente as sementes de cardamomo. Mantenha abafado por 10 minutos, em seguida coe e consuma morno e sem adoçar. O ideal é tomar o chá 30 minutos após as refeições principais (almoço e jantar) para melhorar a digestão.


 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Siga Dra. Renata Bolzan :

  • Facebook Clean Grey
  • Instagram Clean Grey

Tel : 041-99949-1958

© 2023 por O Plano. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page