15 alimentos exterminadores da gordura
- Dra. Renata Bolzan
- 2 de ago. de 2017
- 11 min de leitura

É possível consumir alimentos que proporcionem auxílio no emagrecimento e alterações no metabolismo do corpo?
A resposta é Sim!
Alguns alimentos possuem em sua estrutura compostos bioativos que podem influenciar de alguma maneira no equilíbrio de energia, alterando gasto energético, oxidação de substratos e/ou a reduzindo a sensação de fome.
Entretanto, antes de discutirmos sobre cada um desses alimentos queimadores de gordura, um fator unanime entre pesquisadores, médicos, nutricionistas e demais profissionais da área, é a importância determinante do consumo de água para auxílio na perda de peso e bom funcionamento do metabolismo do corpo humano.
Além da função básica de hidratação para o funcionamento dos processos metabólicos do corpo, a água proporciona como benefícios para o auxílio do emagrecimento a sensação de saciedade e controle do apetite; miniminiza o desejo de "beliscar" durante as refeições; acrescenta mais energia e disposição ao corpo e auxilia na digestão e reduz a retenção de líquidos.
Agora com o corpo bem hidratado, vamos aos alimentos que são destaque no combate a queima de gordura corporal.
1. PIMENTAS

A pimenta é um alimento termogênico, capaz de aumentar o gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico. A capsaicina é o composto ativo das pimentas. As pimentas são estimulantes do apetite e auxiliares da digestão. O consumo desse aditivo aumenta a salivação, estimula a secreção gástrica e a motilidade gastrointestinal, proporcionando uma sensação de bem-estar.
Através do consumo de pimentas vermelhas, devido ao seu teor de compostos bioativos, pode sim haver um papel relevante no aumento do gasto energético; alguns estudos apontam que o consumo de pimenta vermelha pode elevar a taxa metabólica em até 20% e que o consumo de aproximadamente 6 gramas de pimenta queima 45 Kcal. Também há evidências de que esses compostos podem aumentar a saciedade e diminuir o apetite, além de auxiliar e promover a oxidação de substratos.
2. Peixes

Sabemos que os peixes são leves, nutritivos e saborosos e que a muito tempo são indicados como fonte de proteína magra em dietas.
Entretanto, quando abordo o consumo de peixes no auxílio da queima de gordura, não é pela sua baixa caloria e sim pela escolha de peixes ricos em ômega 3, um ácido graxo poli-insaturado essencial, que nosso organismo não produz, mas que é indispensável para o bom funcionamento do corpo. Mas, não é qualquer peixe que pode ser usado como fonte de ômega 3.
Os peixes ricos em ômega 3 são especialmente os peixes de águas frias, como a cavala, o arenque e o salmão. Basicamente, quanto mais fria a água melhor. Relativamente aos peixes de aquacultura, não são recomendados porque estes peixes tem teores muitos reduzidos em ômega 3, em comparação às suas mesmas especies selvagens, e maiores teores em ômega 6, dado que são alimentados com óleos vegetais entres eles os de soja.
Mas como consumir gordura pode auxiliar na perda de peso?
O ômega 3 gera efeitos positivos para a saúde de um modo geral, reduzindo os níveis do colesterol ruim - LDL, e também auxilia na melhora da ação da insulina. Com o controle desse hormônio há uma tendência de controlar melhor o apetite. Outro fator importante que o ômega 3 tem destaque, é o controle dos níveis de leptina, um hormônio produzido pelas células gordurosas que está envolvido sobre o efeito do apetite e da massa corporal. A regulação deste hormônio também melhora o funcionamento do organismo, consequentemente auxiliando no controle de peso.
3. Chá Verde

O chá verde é milenar, e seus efeitos benéficos já são conhecidos no mundo todo. O chá verde tem origem na planta chamada Camellia sinensis. Suas folhas possuem cerca de 30% de compostos polifenólicos, principalmente epicatequinas, cuja principal propriedade terapêutica é a de antioxidante.
Os efeitos benéficos do chá verde também vêm sendo atribuídos às catequinas , uma das classes dos flavonoides, principalmente a epigalocatequina galato (EGCG). O extrato de chá verde contém uma grande quantidade de epigalocatequina galato e tem como função o aumento da termogênese. Existem evidências de que a oxidação do LDL - colesterol que está relacionado a doenças cardíacas, seja inibida pela ação das catequinas.
Estudos mostram que a interação da cafeína (também presente no chá verde) com a epigalocatequina galato tem proporcionado maior efeito termogênico, o que pode influenciar na perda de peso corporal, gordura corporal e auxiliar na prevenção e tratamento da obesidade e de doenças associadas como diabetes e cardiovasculares. Entre os principais meios de ação do peso corporal e gordura corporal seriam o aumento da oxidação lipídica, aumento do gasto energético, diminuição da diferenciação de adipócitos (células que armazenam gordura e regulam a temperatura corporal), morte celular de adipócitos maduros e diminuição da absorção lipídica.
4. Cacau

O cacau é a principal matéria-prima do chocolate, feito por meio de torra e moagem das suas amêndoas secas. Diferente do que ocorre com o chocolate em pó, esse alimento não possui adição de açúcar em sua formulação.
O cacau é rico em cafeína, contendo em média 230 mg/100 g de cacau em pó, além dos altos níveis de potássio e magnésio, que podem ter efeitos um tanto quanto interessante no organismo de seus consumidores.
Devido a sua composição química o cacau possui efeito termogênico, devido ao alto teor de cafeína. Desta maneira, o consumo moderado de chocolate pode ajudar na saúde e na dieta, mas, é preciso saber escolher aqueles com maior concentração de cacau no chocolate.mais amargo ele é mais rico em nutrientes para a saúde.
A classificação do chocolate é a seguinte:
extra amargo: 75 a 85% de cacau
amargo: 50 a 75% de cacau
meio amargo: 35 a 50% de cacau
ao leite: menos de 40% de cacau
cacau em pó: 100% de cacau; muito utilizado na culinária e confeitaria.
5. Oleaginosas

As oleaginosas incluem castanhas, nozes, amêndoas, avelãs, entre outras. Além dessas sementes conterem muitas calorias, elas também são carregadas de nutrientes que trazem benefícios à saúde, como as gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas, vitaminas e minerais.
Várias pesquisas vêm comprovando os benefícios que as oleaginosas podem trazer para a saúde e apontam que uma porção diária dessas sementes garante um coração mais protegido, combate o envelhecimento precoce e até contribui para a perda de peso.
As oleaginosas quando consumidas regularmente e com moderação, ajudam no emagrecimento por serem ricas em fibras, proteína vegetal de ótima qualidade, vitamina E, antioxidantes, selênio, zinco e complexo B. A partir da sua composição, essas sementes fazem com que os níveis de glicose no sangue se mantenham estáveis, o que proporciona mais disposição e ainda ajuda a ativar o metabolismo para acelerar o gasto calórico.
6. Grão integrais

O uso de grão para auxílio da perda de peso inicialmente parece contraditório, por serem ricos em carboidratos e consequentemente calóricos. Entretanto, a escolha de grão integrais, que conservam mais os nutrientes, é uma boa fonte alimentar para emagrecimento.
Alguns grãos vêm ganhando destaque no auxílio ao emagrecimento como: linhaça, amaranto, chia, painço, quinoa, centeio, trigo em grão, müsli, aveia e cevada em grão. O consumo desses alimentos ricos em fibras é uma das melhores técnicas para promover saciedade, afastando a fome e combatendo a sensação de inchaço e estufamento, além de serem baratos e fáceis de levar para qualquer lugar.
Os grão integrais também apresentam como benefícios na perda de peso, pois, aceleram o metabolismo, queimam gordura, aliviam o estresse e a ansiedade.
Na composição química dos grão encontramos alguns compostos que são importantes para a perda de peso, como o caso do zinco, encontrado em semente de abóbora, quinoa e semente de mostarda, sendo excelente na queima de gordura. Outro composto que ganha destaque, é a presença de fitoestrogênio, encontrada nas sementes de linhaça, por exemplo, esses fitoestrogênios agem como o estrogênio natural em nosso corpo. O desequilíbrio na produção desse hormônio costuma provocar ganho de peso.
7. Gengibre

O gengibre (Zingiber officinale) é uma planta perene, e seu caule subterrâneo é utilizado como especiaria na culinária desde a antiguidade.
Na fitoterapia chinesa, a raiz do gengibre é chamada de "Gan Jiang" e apresenta as propriedades acre e quente.
O gengibre também é um conhecido alimento termogênico, que pode ser capaz de acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura corporal.
O efeito termogênico do gengibre é proporcionado por um constituinte químico chamado de gingerol, um líquido oleoso de cor amarela e odor pungente que proporciona picância, assim como a capsaicina das pimentas. O gingerol, eleva o fluxo sanguíneo, contribuindo no emagrecimento, elevando a temperatura corporal e acelerando o metabolismo.
O gengibre proporciona outros efeitos benéficos para auxílio no emagrecimento, como ajudar estabilizar a glicose sanguínea, reduzindo a vontade de consumir doces e comer de forma exagerada. Também proporciona equilíbrio hormonal e aumento nos níveis de energia. O desequilíbrio hormonal é um dos fatores relacionados ao ganho de peso.
Como se não bastasse os benefícios já apresentados, outro fator que ainda contribui para perda de peso é a capacidade que o gengibre possui de estimular o sistema digestivo, aumentando a secreção da bile e sucos gástricos, o que consequentemente melhora a digestão e aumenta a quantidade de energia disponível para o metabolismo.
8. Canela

A canela é uma especiaria de origem asiática obtida da casca de árvores da espécie Cinnamomum. Ela é uma excelente fonte de minerais importantes, como o Cálcio, Magnésio, Ferro, Manganês, Fósforo, potássio, Selênio, Cobre e Zinco. Além disso, é rica em uma grande variedade de vitaminas como a Vitamina A, Vitamina C, Vitamina E , Vitamina K e vitaminas do complexo B, assim como niacina, colina e Ácido Fólico.
A canela contém na sua composição o polifenol MHCP, um óleo essencial com atividade antibacteriana, antiviral e analgésica, que auxilia no equilíbrio dos níveis de glicose no sangue, limitando a sua acumulação como gordura. Esta capacidade de diminuir os níveis de glicose no sangue é eficiente no combate a diabetes tipo 2.
O consumo dessa especiaria ajuda a acelerar o metabolismo, o que faz com que o corpo queime mais calorias, consequentemente ajudando na perda de peso. A canela também ajuda suprir o apetite, fazendo sentir sensação de saciedade por mais tempo.
A canela também faz parte dos chamados alimentos termogênicos, aumentando a temperatura corporal e o metabolismo. Estudos comprovam que a canela ajuda a diminuir o colesterol total e o ruim, LDL, e também os níveis de triglicerídeos.
9. Óleo de coco

O óleo do coco é obtido a partir do coco (Coco nucifera), extraído à frio e classificado como uma gordura saturada, que apresenta uma exceção por apesar de ser altamente saturado, é líquido em temperatura ambiente devido a predominância (70-80%) de ácidos graxos de cadeia média (MCTs). Uma vez que os MCTs são absorvidos, eles vão diretamente para o fígado e são transformados em energia, se tornando menos propensos a transformarem-se em gordura.
O uso do óleo de coco para tratamento da obesidade tem recebido grande destaque atualmente. Um estudo realizado concluiu que o uso de óleo de coco virgem, por ter alto teor de MCTs, parece ser benéfico para redução de gordura abdominal, em especial em homens.
10. Frutas cítricas

Apesar de muitas pessoas acreditarem que o consumo de frutas possa interferir na perda de peso, devido à presença de frutose, o açúcar das frutas, a verdade é que em sua composição existem componentes potenciais para a queima calórica.
As frutas cítricas, ricas em ácido cítrico, também chamado de vitamina C, além de um potente antioxidante, são fonte rica de fibras solúveis, que atuam retardando a absorção de glicose, ajudando na redução do colesterol, no combate ao câncer de cólon e também no combate a obesidade e aumento da saciedade. As principais fibras solúveis encontradas nos vegetais são a pectina e a hemicelulose Tipo A. Essas fibras retém a água e formam um gel que ajuda na redução da absorção de açúcares e gorduras. Além disso, o gel aumenta o tempo de esvaziamento estomacal, demorando mais para sentir fome.
Outro composto que ganha destaque nas frutas cítricas é a sinefrina, um alcaloide, estimulante natural, com efeitos comparados aos da efedrina. A sinefrina, pode aumentar a frequência cardíaca e a pressão arterial, além de fazer subir a taxa metabólica basal, ou seja, acelerar o metabolismo, proporcionando o emagrecimento.
Devido ao efeito termogênico, é possível elevar os níveis de energia e disposição. As frutas cítricas têm um poder lipolítico que favorece o uso de reservas de gordura como fonte primária na hora da queima calórica.
Entre as frutas cítricas boas para o auxílio do emagrecimento temos: laranja, morango, kiwi, limão, laranja-azeda, toranja, grapefruit, tangerina e abacaxi.
11. Ovos

Apesar de toda a controvérsia que os ovos já apresentaram no passado, as pesquisas atuais desmistificaram o seu consumo e hoje são apontados como um bom alimento para o auxílio do processo de perda de peso.
Os ovos são fontes ricas de proteínas, e seu consumo durante o café da manhã, já foi comprovado cientificamente que aumenta a saciedade e prolonga o período entre as refeições. Isto ocorre, pois alimentos ricos em proteínas aumentam o efeito térmico dos alimentos (TEF), por acelerar o metabolismo do corpo. O TEF refere-se ao número de calorias que o seu corpo gasta para digerir, absorver e processar nutrientes.
Os ovos também são alimentos ricos em vitamina B12. Essa vitamina é muito importante para manter o metabolismo saudável, além disso, ela ajuda o corpo a transformar as calorias ingeridas através da alimentação em energia.
12. Café

O café é uma bebida estimulante, fonte de energia para o dia a dia. Mas o que faz esta bebida entrar na lista de alimentos que auxiliam no emagrecimento é ser uma das principais fontes de cafeína. A cafeína é um composto químico de fórmula C8H10N4O2 — classificado como alcaloide do grupo das xantinas e designado quimicamente como 1,3,7-trimetilxantina. É encontrado em certas plantas e usado para o consumo em bebidas, na forma de infusão, como estimulante.
A cafeína tem a capacidade de mobilizar as gorduras do tecido adiposo, servindo de substrato energético para atividades físicas. Isso quer dizer, que a gordura corporal torna-se fonte primária na hora da queima de gorduras. A cafeína também é classificada como termogênica, acelerando o metabolismo, fazendo o corpo queimar mais calorias que o normal.
13. Folhas Verdes escuras

As folhas verdes escuras são ricas em vitaminas A, C, K, ácido fólico e vitaminas do complexo B, minerais como, cálcio, ferro, fitoquímicos (principalmente a clorofila, que auxilia na prevenção de diversas doenças), fósforo, magnésio, potássio e fibras essenciais para o bom funcionamento do organismo.
As folhosas, assim como as frutas cítricas, são ricos em fibras solúveis, que proporcionam a formação de um gel que retém açúcares e gorduras, retardando o esvaziamento gástrico e aumentando o período de saciedade, controlando o apetite.
As principais fontes de folhas verdes escuras são: couve de bruxelas, agrião, rúcula, acelga, espinafre, escarola, chicória, alface, almeirão e couve.
14. Vinagre de maçã

O vinagre de maçã já foi apontado como um dos cinco alimentos mais benéficos à saúde humana. Rico em minerais, vitaminas e com elevado teor de ácido acético, produto da fermentação da maçã, este vinagre ajuda o corpo a absorver minerais essenciais dos alimentos.
O fator principal do vinagre de maçã ser um alimento que proporciona emagrecimento é a presença do ácido acético, pois este, é capaz de inibir a ação de algumas enzimas que são responsáveis por digerir carboidratos. Isso bloqueia a absorção de amidos e açúcares, que contribuem para evitar o ganho de peso.
Uma enzima que tem sido observada pela ciência, associada ao consumo de vinagre de maçã é a chamada enzima AMPK (do inglês: AMP - activated protein Kinase - proteína quinase ativada por AMP-) é considerada um detector de energia celular o qual ajuda no balanço energético das células. O aumento da atividade da AMPK, diminui as reservas de gordura do corpo, reduz os níveis de glicose e lipídeos no sangue.
O ácido acético também auxilia na perda de peso, pois diminui os níveis de insulina, acelera o metabolismo e reduz o armazenamento de gordura pois pode aumentar a expressão de genes que produzem o armazenamento de gordura abdominal e gordura no fígado.
Alguns estudo científicos também apontam que o ácido acético pode suprimir centros no cérebro que reduzem o apetite e consequentemente reduzir a ingestão de alimentos.
15. Brócolis

O brócolis é um vegetal da família das Brassicaceae, originário da Europa, muito utilizado na culinária, mas que ganha destaque na medicina graças ao seu elevado teor de cálcio.
O brócolis tem ganho destaque como substituto dos laticínios e derivados como fonte de cálcio, por ser muito menos calórico e principalmente pelo fato dos laticínios não serem mais considerados "seguros" para o consumo. Este fato foi ainda mais determinante quando em 2013, a Universidade de Harvard limitou os laticínios e derivados da pirâmide alimentar, afirmando que o consumo destes aumenta significativamente o risco de câncer de próstata e de ovários.
A importância do consumo de alimentos como o brócolis, é que quanto mais cálcio no organismo, menor o risco do hormônio calcitrol estimular a entrada do mineral nos adipócitos, o que impede a queima de gorduras dentro das células.
A eficiência do consumo do brócolis no auxílio a perda de peso, também se dá pela elevada quantidade de fibras e cromo na sua composição. O cromo regula a produção de insulina, o que promove saciedade.
entretanto, um dos fatores mais importantes do consumo desta hortaliça, é a presença de um composto chamado DIM (3,3 Diidolymethane) que é um anti-estrogênio. Estudos apontam que diversos alimentos possuem na sua composição xenoestrogênio, que são apontados como responsáveis pelo maior acúmulo de gordura abdominal. O DIM, presente no brócolis combate os xenoestrogênios, eliminando do corpo.
Comments