top of page

Alcachofra: Promotora de saúde

  • Dra. Renata Bolzan
  • 18 de jul. de 2017
  • 4 min de leitura

A alcachofra Cynara cardunculus subsp. scolymus; e uma planta perene da família Asteraceae. Possui um capítulo floral que dá uma inflorescência comestível, produto muito apreciado quando ainda na fase inicial.

Originária da bacia do Mediterrâneo, é cultivada desde o século IV a.C. como alimento e também para uso medicinal. Cultivada inicialmente pelos árabes, em decorrência do processo de domesticação, se difundiu para outros países da Europa e posteriormente para a América Latina.

No Brasil, a alcachofra foi introduzida pelos imigrantes europeus, principalmente italianos, há cerca de 100 anos, no início do século XX. É cultivada no Sul e Sudeste, sendo São Paulo o maior produtor, responsável por 80% da área cultivada no país.


COMPOSIÇÃO QUÍMICA


Os principais componentes químicos presentes na folha da alcachofra são os ácidos fenólicos, flavonoides e sesquiterpenos. A cinarina (ácido monocafeiolquínico) é relatada como princípio ativo da planta. A folha ainda é rica em luteolina e apigenina, enquanto que as hastes são fonte de ácidos cafeoiloquímicos.

Nesse sentido a composição da parte comestível da alcachofra (inflorescência) para cada porção de 100 g: 86,5% de água, 2,8 g de proteínas, 0,2 g de gordura, 9,9 g de carboidratos, 1,0 g de açúcares, 1,8 g de cinzas, 3,4 g de fibras, 0 g de colesterol, 51 mg de cálcio, 69 mg de fósforo, 1,1 mg de ferro, 30 mg de sódio, 310 mg de potássio, 10 mg de magnésio, 150 mg de vitamina A, 8 mg de vitamina C, 0,07 mg de vitamina B, 0,04 mg de vitamina B2 e 0,85 mg de niacina, e grande quantidade de polifenóis, inulina, fibras e minerais.



BENEFÍCIOS DA ALCACHOFRA

Os frutos e raízes de alcachofra têm sido explorados como fonte de compostos naturais promotores da saúde o que tem atraído a atenção da indústria farmacêutica. Devido à presença de desses compostos, a alcachofra exibe muitas propriedades terapêuticas como: hepatoprotetora, anticarcinogênica, antioxidante, antimicrobiana, antifúngica, antiflamatória e probiótica. Atua no sistema urinário, na edução dos níveis de colesterol, tratamento da aterosclerose e como estimulante da flora intestinal.



Redução dos níveis de colesterol

Estudos com extratos de folha de alcachofra têm demonstrado a eficiência em reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL). Isto ocorre devido a presença de compostos, principalmente a cinarina, que reduz a biossíntese do colesterol.

Em ensaios multicêntrico, randomizado, duplo-cego, realizado em mais de 140 pacientes hiperlipoproteinemiantes (transtorno familiar que se caracteriza pela concentração plasmática elevada do colesterol que está ligado a lipoproteínas de baixa densidade (LDL) e também pela deficiência de um receptor na superfície da célula que regula a degradação de LDL e síntese de colesterol), o extrato de alcachofra demonstrou uma redução significativa cerca de 20% dos valores do colesterol (ENGLISCH, 2000).



Antioxidante

Devido a presença de Vitamina E, a qual no corpo é solúvel em gordura e exerce efeito sobre o estresse oxidativo envolvido no envelhecimento e complicações com a diabetes, a alcachofra possui propriedades antioxidantes.

A alcachofre é um dos vegetais que contém mais antioxidantes, ocupando o sétimo lugar dentre 1000 alimentos diferentes com maior índice de antioxidantes, ela contém quercetina, rutina, antocianinas, cinarina, luteolina e a silimarina.



Função probiótica

O extrato de alcachofra contém um polissacarídeo da frutose chamado de inulina, é altamente solúvel em água, mas que não é digerido ou absorvido no intestino delgado dos seres humanos, mas que é fermentado no cólon por bactérias benéficas, por isso possui função probiótica. A inulina ajuda no desenvolvimento de anticorpos e diminui o desconforto e flatulência gastrointestinais. Em adultos, melhora a saúde digestiva, promove a sensação de saciedade, controla os níveis de colesterol e contribui para a redução de substâncias causadoras de tumores.



Função antimicrobiana

O extrato da alcachofra apresenta atividade antifúngica e antimicrobiana contra as bactérias Candida albicans, Candida lusitaniae, Agrobacterium tumefaciens, Micrococcus luteus, Escherichia coli, Salmonella typhimurium, Pseudomnonas aeruginosa, Bacilus subtili; e antifúngica contra Staphylococcus aureus, Saccharomyces cerevisiae, Saccharomyces carlsbergensis, Aspergillus niger, Penicillium oxalicum, Mucor mucedo e Cladosporium cucumerinum. A presença do ácido clorogênico, a cinarina, a luteolina-7-rutinosídeo e o cinarosídeo na composição do extrato de alcachofra apresentam as maiores atividades, sendo mais ativas em fungos do que contra as bactérias.



Atividade gastrointestinal

O uso tradicional do extrato de alcachofra em gastroenterologia se deve à sua ação antidispéptica que é medida pela sua atividade colerética. A alcachofra também tem sido utilizada com sucesso por pacientes portadores da síndrome do intestino irritado, com melhora significativa no alívio dos sintomas da doença.



Emagrecimento


O uso da alcachofra para o emagrecimento é através do consumo da inflorescência em saladas ou cozida, pois por ser rica em fibras proporciona a sensação de saciedade, aumentando o intervalo entre as refeições.

O uso de alcachofra em cápsulas, também tem demonstrado efeitos significativos no emagrecimento. Ingerindo 2 cápsulas de alcachofra, 3 vezes ao dia, antes das principais refeições. Outra forma de consumo é a ingestão do chá de alcachofra, obtido pela mistura de uma xícara de água fervente, de 2 a 4 g das folhas de alcachofra e deixar repousar por 5 minutos. Coar e beber a seguir.


Gordura no Fígado

A Esteatose hepática e doença hepática gordurosa, popularmente conhecida como Gordura no fígado é um acúmulo de gordura nas células do fígado.

Para utilizar a alcachofra, deve-se beber 3 xícaras do seu chá por dia, de 15 a 20 minutos antes das refeições. O chá é feito adicionando 15 g de folhas secas da planta em 500 ml de água fervente e deixando a mistura descansar por 10 minutos. Outra alternativa é usar a alcachofra em cápsulas, encontrada em farmácias de manipulação.


 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Siga Dra. Renata Bolzan :

  • Facebook Clean Grey
  • Instagram Clean Grey

Tel : 041-99949-1958

© 2023 por O Plano. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page