Fitonutrientes: as cores que curam (Parte V) - Amarelo
- Dra. Renata Bolzan
- 19 de jun. de 2017
- 2 min de leitura

Inúmeros pigmentos naturais dão a coloração amarela/alaranjada aos vegetais. O que apresenta grande destaque em pesquisas atuais são os carotenoides que possuem atividade pró-vitamina A. O beta-caroteno é um percursor da vitamina A ou "provitamina A", porque a sua conversão para retinol no interior do corpo.
A vitamina A é essencial para a visão e sistema imunológico, assim como para a saúde da pele e dos ossos. os cientistas afirmam que alimentos ricos em carotenoides reduzem o risco de doenças do coração e câncer, principalmente pulmão, esôfago e estômago e melhoram as funções do sistema imunológico.
Outro composto de destaque nos vegetais amarelos é a hesperidina, uma flavona glicosídica, encontrada em frutas cítricas. As hesperidinas são atribuídas múltiplas atividades biológicas, tais como anti-inflamatória, antiviral, hipolipidêmica, antitumoral, entre outras.
Os limonóides são triterpenóides que possuem importantes atividades biológicas tais como a inibição de crescimento de tumores cancerígenos e atividade inseticida. também existem estudos que indicam seus benefícios antibacterianos, antifúngicos, antimaláricos, antivirais e uma série de outras atividades farmacológicas. Os limonóides são encontrados em frutas cítricas.
a luteína, carotenoide macular de pigmentação amarela, é um potente antioxidante que previne danos causados por radicais livres nos tecidos. Este pigmento protege os fotoreceptores foveal ao filtrar a luz azul prejudicial à mácula, reduzindo a incidência de luz danosa à retina. A luteína está também associada a proteção contra a aterosclerose, a catarata, o câncer, entre outras doenças.
muito similar a luteína, a zeaxantina é o resultado da oxidação de carotenoides e tem função muito importante para a visão, tanto para a prevenção degenerativa da macula ocular e a catarata. Além disso, a zeaxantina por ter ação antioxidante, ajuda a combater os radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento das células, retardando assim, a degradação do colágeno, e o aparecimento de distúrbios e ressecamento da pele.
Os produtos de origem vegetal que contém os fitonutrientes amarelos são: milho, cenoura, laranja, caqui, pimentão amarelo, mamão, abóbora, damasco, tangerina, grapefruit, entre outros.
Comentarios