Fitonutrientes: as cores que curam (Parte IV) - Branco
- Dra. Renata Bolzan
- 19 de jun. de 2017
- 1 min de leitura

Entre os fitonutrientes pertencentes ao grupo dos vegetais brancos, a Alicina, presente no alho e na cebola, é um composto de natureza antibactericida, e seu poder era bem vindo antes da descoberta dos antibióticos modernos, quando o alho era utilizado em infusões para tratar uma diversidade de problemas médicos de natureza infecciosa. diversos estudos indicam que a alicina pode reduzir a aterosclerose e o depósito de gordura, normalizando o equilíbrio da lipoproteína, diminuir a pressão sanguínea, como também função anti-trombótica, possuindo atividade anti-inflamatória e até certo ponto antioxidante.
Outro fitonutriente do grupo de vegetais brancos é a quercetina, um flavonoide natural que apresenta propriedades farmacológicas, e é encontrada em vegetais, como a maçã, cebola, chá e algumas plantas medicinais como por exemplo, ginko biloba e Erva-de-São-João (Hypericum perforatum). Entre os benefícios que a ciência aponta, para aqueles que consomem alimentos ricos em quercetina incluem a sua capacidade para reduzir a inflamação, eliminar a dor, proteger contra doenças cardiovasculares, pressão arterial, controlar o diabetes, prevenir certos tipos de câncer, estimular o sistema imunológico e reduzir a irritação da pele.
Outro fitonutriente de destaque são as antoxantinas, também chamadas de flavonas, são pigmentos que variam do branco até o amarelo claro. Entre seus prováveis benefícios, destacam-se o poder antioxidante, a redução do colesterol e a prevenção do câncer, conforme observado em estudos na área. As antoxantinas estão presentes na batata, alho, cebola, couve-flor, rabanete, repolho branco, entre outros.
Os produtos de origem vegetal que contém os fitonutrientes brancos são: alho, cebola, maçã, banana, feijão-branco, couve-flor, rabanete, batata inglesa, repolho, chuchu, entre outros.
Comments