Fitonutrientes: as cores que curam (Parte II) - Verde
- Dra. Renata Bolzan
- 15 de jun. de 2017
- 1 min de leitura

Entre os grupos dos fitonutrientes, compostos encontrados exclusivamente nos vegetais que dão cor e apresentam benefícios à saúde de quem os consome, temos os alimentos da coloração VERDE. entre estes compostos a epigalocatequina galato é uma substância natural do grupo das catequinas presente no chá verde, possui uma potente atividade antioxidante. o chá verde tem sido destacado há anos pelo potencial anticancerígeno, prevenção de artrite reumatoide e diminuição do colesterol. Foi comprovado que a epigalocatequina-3-galato aumenta a termogênese e a oxidação de gorduras, promovendo a perda de peso.
Outro composto que se destaca entre os fitonutrientes verdes é os isocianatos; eles possuem propriedades antioxidantes e conseguem que inibir o DNA humano seja danificado, que serve como causa para o surgimento de alguns tipos de tumores cancerosos. está presente na couve-flor, brócolis, agrião, repolho, rabanete, nabo, entre outros.
O fitonutrientes classificado como isoflavonas, estão presentes nos vegetais, como por exemplo, ervilha e soja, e são conhecidos pelas suas propriedades estrogênicas, antifúngica, bactericida, antimutagênica e antitumoral, especialmente cânceres de mama e de próstata.
Outro destaque são os compostos sulfurosos, que servem como inibidores do crescimento das bactérias no organismo, presente na cebola, alho, cebolinha e alho-poró; tem apesentado resultados científicos relacionados ao aumento da imunidade do organismo humano.
Os produtos de origem vegetal que contém os titonutrientes verdes são: couve, couve-flor, brócolis, repolho, couve-de-bruxelas, espinafre, agrião, soja, ervilha, pimentão verde, salsão, entre outros.
Comments