Fitonutrientes: as cores que curam (Parte I) - Vermelho
- Dra. Renata Bolzan
- 15 de jun. de 2017
- 2 min de leitura

Atualmente a busca por uma vida mais saudável têm promovido a procura por alimentos que podem suprir as necessidades do corpo humano e prevenir enfermidades. Os alimentos de origem vegetal possuem componentes, conhecidos como fitonutrientes que além de proporcionar cor aos alimentos possuem propriedades terapêuticas. Apesar de ainda não serem considerados nutrientes essenciais, os fitonutrientes têm sido comprovados pela ciência a sua eficiência em combater diferentes tipos de cânceres, doenças cardíacas, artrite, melhora do sistema imunológico, efeito antioxidante entre muitos outros.
Dos cinco grupos de cores que os fitonutrientes possuem, o VERMELHO é caracterizado pela presença de carotenoides como o beta caroteno, licopeno e ácido elágico e antocianinas. Um carotenoide de grande potencial nutricional é o licopeno encontrado em tomate, melancia, mamão, pêssego, toranjas alaranjadas e rosadas; Os efeitos benéficos do licopeno à saúde se devem as suas propriedades antioxidantes e mecanismos de ação hormonal e modulação do sistema imune. O licopeno é o carotenoide mais abundante no plasma humano, o que demonstra seu elevado nível de importância no corpo humano. Pesquisas apontam para sua eficiência na prevenção da oxidação do LDL (popularmente chamado de colesterol ruim) e redução do risco do desenvolvimento de arteriosclerose e doenças coronárias, além de reduzir o risco de câncer de próstata, pulmão, pele e bexiga.
O beta caroteno é o carotenoide mais encontrado nos alimentos, sendo o mais potente de pró-vitamina A (capacidade de se converter em vitamina A). Ele é conhecido por suas várias características benéficas à saúde, como reforço ao sistema imunológico, diminuição do risco de doenças degenerativas como câncer, doenças cardiovasculares e formação de catarata.
O ácido elágico, com elevado poder antioxidante, pode ser encontrado em frutas como a framboesa, ameixa, morango e romã, e, este carotenoide contribui para a restauração do sistema celular.
Outro componente de coloração vermelha em produtos vegetais são as antocianinas, um flavonoide amplamente presente em tecidos vegetais. Tem como efeito mais estudado o alto potencial antioxidante, combatendo radicais livres, mas as pesquisas apontam sua capacidade de combater o desenvolvimento de tumores de cólon, mama e fígado. Esses fitonutrientes tem a capacidade de proteger as células do sistema nervoso contra a degeneração, a prevenção de glaucoma e também estimular a liberação de enzimas que agem contra o acúmulo de gordura, diminuindo os riscos de doenças cardiovasculares.
Os produtos de origem vegetal que contém os fitonutrientes vermelhos são: rabanete, chicória, batata vermelha, cebola vermelha, pimentão vermelho, tomate, melancia, framboesa, ameixa, morango, romã, goiaba, amora, cereja e muitos outros alimentos.
Comments